quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Energia Eólica produz 13% do Consumo Energético total em Portugal

"Capacidade instalada em Portugal vai crescer 65% nos próximos quatro anos, atingindo 5400 MW em 2013. Actualmente, a cada hora de energia consumida em Portugal, oito minutos já são produzidos nos diversos parques eólicos do País, que já ocupa o terceiro lugar no ranking europeu de produção de energia eólica."


Esta notícia foi publicada em Novembro de 2009. Neste ano, os estudos realizados previam que nos próximos quatro anos a capacidade de energia renovável instalada iria crescer 65 %. Desde 2009 até ao presente ano, as energias renováveis, nomeadamente a energia eólica, têm vindo cada vez mais a ganhar uma nova dimensão no nosso país. Achamos que é, de facto, um óptimo investimento. Qual é a vossa opinião?

sábado, 15 de janeiro de 2011

Metade do défice externo deve-se aos custos com a energia- António Mexia


António Mexia- Presidente da EDP.
 De Margarida Cotrim (LUSA)
Lisboa, 11 Janeiro (Lusa) - O presidente da EDP, António Mexia, afirmou hoje que os custos com a energia, sobretudo o petróleo, representam metade do défice externo, devendo Portugal continuar a apostar no investimento nas energias renováveis nos próximos anos.

"O défice externo português é explicado em metade pela peso da energia, sendo que o grosso tem a ver com o petróleo, pelo que Portugal deverá continuar a investir nas energias renováveis nos próximos anos", disse à agência Lusa o gestor, em Lisboa.

António Mexia falava à margem da apresentação do estudo "O Futuro do Mercado da Energia", que foi elaborado e divulgado hoje pelo Eurogroup Consulting e que visa trazer novos contributos sobre os avanços da política europeia no âmbito da energia e sobre as escolhas que se impõem actualmente à organização do sector.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Portugal com mais energias renováveis em 2010 - Quercus




Em 2010, 
o peso das energias renováveis
foi o mais elevado
de sempre
nos últimos anos.


Lisboa, 10 jan (Lusa) - Portugal está menos eficiente no consumo de electricidade, que aumentou 3,3 por cento quando a economia terá crescido metade (1,5 por cento), mas atingiu um recorde nas energias renováveis em 2010, divulgou hoje a Quercus.

Segundo a associação ambientalista, no ano passado registou-se uma "forte quebra" nas emissões de gases com efeito de estufa, de cerca de quatro milhões de toneladas, o que significa "cerca de 6,5 por cento do valor base de 1990 para efeitos do cumprimento do protocolo de Quioto".

Um comunicado da Quercus transmite a análise dos dados de produção e consumo de electricidade em 2010 e conclui que "Portugal está mais renovável, mas menos eficiente".

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.